Como funcionam as cirurgias bariátricas?

Como funcionam as cirurgias bariátricas?
5 meses atrás

Você sabe da importância das cirurgias bariátricas e no que elas podem impactar na sua vida?

A cada dia que se passa, as pessoas vêm tomando consciência da importância de se manterem saudáveis para ter uma boa qualidade de vida, e consequentemente, viverem bem por mais tempo.

Por conta de questões como descuidos ou até mesmo pela tendência a engordar, um dos grandes problemas a serem enfrentados por diversas pessoas para manter a saúde “em dia” se dá no controle da obesidade.

Quando todas as alternativas de tratamento clínico (dietas, medicamentos e atividade física) fracassam, muitos são os que buscam as  cirurgias bariátricas.

Mas, afinal, você sabe como funciona este tipo de cirurgia? Sabe quais são os tipos e procedimentos envolvidos?

Pensando em como te ajudar a responder esses e outros questionamentos, vamos, com este post, trazer algumas informações importantes sobre este tema.

Cirurgias bariátricas: O que é e quando é indicada?

Também chamada de cirurgia da obesidade ou redução de estômago,  cirurgia bariátrica nada mais é do que um grupo de procedimentos realizados sobre o tubo digestivo com objetivo principal de reduzir a ingestão de alimentos, ou reduzir a absorção de nutrientes ou ambos.

São procedimentos indicados para aqueles pacientes que não obtiveram êxito em outras tentativas de perda de peso, tais como: dietas, mudanças de hábitos alimentares e comportamentais, atividade física e medicamentos.

Tipos de cirurgias bariátricas

Os procedimentos cirúrgicos bariátricos podem ser realizados por técnicas minimamente invasivas: cirurgia laparoscópica e cirurgia robótica.

Basicamente, existem três grupos de técnicas cirúrgicas bariátricas, sendo estas:

  • Cirurgias bariátricas restritivas:  Banda gástrica ajustável laparoscópica, Gastroplastia sleeve.
  • Cirurgias bariátricas disabsortivas: Cirurgia de Scopinaro, Duodenal Switch, SADI.
  • Cirurgias bariátricas mistas: Cirurgia de Fobi-Capella, Gastroplastia vertical com bypass gástrico em Y de Roux.

Como nas demais intervenções cirúrgicas, a cirurgia bariátrica necessita de profissionais capacitados para realizá-la. Isso deve-se ao fato de que o preparo pré-operatório do paciente obeso, bem como o ato cirúrgico apresentam graus variados de complexidade, necessitando de todo um suporte multidisciplinar e equipe treinada.

Quer ficar por dentro de assuntos atuais como este? Então, continue acompanhando os materiais que são colocados em nosso blog, e retire suas dúvidas sobre este e muitos outros assuntos.

cirurgia-bariatrica-e-metabolica-bhPowered by Cia Web Sites