Você sabe da importância das cirurgias bariátricas e no que elas podem impactar na sua vida?
A cada dia que se passa, as pessoas vêm tomando consciência da importância de se manterem saudáveis para ter uma boa qualidade de vida, e consequentemente, viverem bem por mais tempo.
Por conta de questões como descuidos ou até mesmo pela tendência a engordar, um dos grandes problemas a serem enfrentados por diversas pessoas para manter a saúde “em dia” se dá no controle da obesidade.
Quando todas as alternativas de tratamento clínico (dietas, medicamentos e atividade física) fracassam, muitos são os que buscam as cirurgias bariátricas.
Mas, afinal, você sabe como funciona este tipo de cirurgia? Sabe quais são os tipos e procedimentos envolvidos?
Pensando em como te ajudar a responder esses e outros questionamentos, vamos, com este post, trazer algumas informações importantes sobre este tema.
Cirurgias bariátricas: O que é e quando é indicada?
Também chamada de cirurgia da obesidade ou redução de estômago, cirurgia bariátrica nada mais é do que um grupo de procedimentos realizados sobre o tubo digestivo com objetivo principal de reduzir a ingestão de alimentos, ou reduzir a absorção de nutrientes ou ambos.
São procedimentos indicados para aqueles pacientes que não obtiveram êxito em outras tentativas de perda de peso, tais como: dietas, mudanças de hábitos alimentares e comportamentais, atividade física e medicamentos.
Tipos de cirurgias bariátricas
Os procedimentos cirúrgicos bariátricos podem ser realizados por técnicas minimamente invasivas: cirurgia laparoscópica e cirurgia robótica.
Basicamente, existem três grupos de técnicas cirúrgicas bariátricas, sendo estas:
- Cirurgias bariátricas restritivas: Banda gástrica ajustável laparoscópica, Gastroplastia sleeve.
- Cirurgias bariátricas disabsortivas: Cirurgia de Scopinaro, Duodenal Switch, SADI.
- Cirurgias bariátricas mistas: Cirurgia de Fobi-Capella, Gastroplastia vertical com bypass gástrico em Y de Roux.
Como nas demais intervenções cirúrgicas, a cirurgia bariátrica necessita de profissionais capacitados para realizá-la. Isso deve-se ao fato de que o preparo pré-operatório do paciente obeso, bem como o ato cirúrgico apresentam graus variados de complexidade, necessitando de todo um suporte multidisciplinar e equipe treinada.
Quer ficar por dentro de assuntos atuais como este? Então, continue acompanhando os materiais que são colocados em nosso blog, e retire suas dúvidas sobre este e muitos outros assuntos.
Comentários