05 dicas para melhorar e cuidar da saúde gástrica

05 dicas para melhorar e cuidar da saúde gástrica
12 meses atrás

Com a agitação do cotidiano e com os dias repletos de responsabilidades, acabamos por deixar a saúde fora de nossas prioridades.  A falta de cuidado geral com a saúde no nosso cotidiano deixa-nos suscetíveis a uma série de complicações  e enfermidades. Tendo isso em vista, hábitos saudáveis devem virar rotina, impedindo que afecções acometam órgãos essenciais como o estômago.

Problemas como o refluxo, úlceras pépticas e a gastrite são algumas das afecções do sistema gastrointestinal influenciados pela falta de cuidados, principalmente ligados a alimentação, obesidade e uso inadequado de determinados medicamentos. Veja a seguir como cuidar da sua saúde gástrica.

Ingerir alimentos ricos em fibras

As fibras possuem relação direta com a saúde gástrica. Isso se deve ao fato de esse composto vegetal atuar diretamente na regulação da digestão. Uma alimentação saudável se baseia na ingestão considerável e regular de alimentos ricos nestes nutrientes.

Esses alimentos, que devem fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada,  precisam estar presentes nas principais  refeições do dia. Alguns cereais, frutas e folhas verdes são fontes ricas em fibras e devem estar incluídos na dieta. Cereais; como a aveia e a lentilha, frutas; como a banana e a laranja; e folhas verdes; como a rúcula e o agrião são bons exemplos.

Evitar o consumo de alimentos industrializados e álcool

O consumo excessivo de sal, alimentos salgados ou conservados em sal é fator de risco para o câncer gástrico. O etilismo também é fator de risco para várias doenças gástricas, entre elas: gastrites, doença ulcerosa péptica, doença do refluxo gastroesofágico, câncer gástrico.

Manter-se hidratado

A ingestão de água é essencial para o bom funcionamento do organismo, assim como o estômago. Atua no controle da temperatura corporal e é essencial na perfusão dos tecidos.

A água compõe cerca de 70% da composição do corpo humano, o que enfatiza toda a sua importância. A ingestão recomendada pelos profissionais da saúde é de 2 litros por dia, entretanto, a quantidade varia de organismo para organismo.

Identificação e tratamento do H. pylori

O H. pylori é uma bactéria gástrica, sendo fator de risco para diversas afecções gástricas: doença ulcerosa péptica, gastrites, linfoma gástrico, câncer gástrico.

Sua identificação e adequado tratamento são imperativos.

Saúde mental e física

A saúde mental pode estar diretamente relacionada a saúde gástrica. Quadros de ansiedade ou depressão podem ser acompanhados de distúrbios alimentares, como compulsão alimentar, anorexia nervosa  e bulimia.

A obesidade é considerada fator de risco para algumas doenças gástricos, principalmente a doença do refluxo gastroesofágico e o câncer gástrico. O adequado controle do peso acaba sendo um dos pilares na prevenção destas doenças.

Diante do exposto, manter o peso controlado, ter noites de sono adequadas e manter o equilíbrio emocional são pontos cruciais para a saúde gástrica.

Preserve hábitos saudáveis

Por fim, conserve hábitos saudáveis. É através deles que se conseguirá obter uma boa saúde geral. A saúde geral e o bom funcionamento do organismo influenciam no bom desempenho das atividades cotidianas.

A boa alimentação, uma adequada hidratação, a prática regular de exercícios físicos e a manutenção de uma boa saúde mental são os pilares para uma boa saúde. O estômago é apenas uma parte de todo um organismo. Tais atitudes contribuirão para a manutenção da saúde global do paciente.

cirurgia-bariatrica-e-metabolica-bhPowered by Cia Web Sites