Cirurgia de Vesícula Biliar

Cirurgia de Vesícula Biliar

A cirurgia de vesícula biliar é um conjunto de procedimentos médicos realizado para tratar as afecções da vesícula biliar: colecistite aguda, câncer de vesícula, colelitíase (pedra da vesícula) e outras doenças da vesícula biliar. Neste post, você irá obter mais informações sobre esta cirurgia, como as indicações, os riscos, etc. Mas, primeiro, vamos saber o que é a vesícula biliar e qual sua função em nosso organismo.

O que é a vesícula biliar?

A vesícula biliar é um órgão responsável por armazenar a bile produzida no fígado. No momento da alimentação, ela lança a bile no duodeno, auxiliando no processo de digestão e absorção de nutrientes. Quando doente, a vesícula biliar tem sua função comprometida, podendo haver a formação de cálculos (pedras). Nessa situação, pode-se indicar a retirada cirúrgica da vesícula biliar, num procedimento chamado colecistectomia.

A maioria das pessoas que apresentam pedras na vesícula biliar habitualmente são assintomáticas. Entretanto, algumas podem apresentar quadros de dor abdominal intensa após as refeições. Caso alguma pedra caia no canal da bile (ducto colédoco), pode haver obstrução deste ou do canal do pâncreas, resultado numa condição potencialmente grave, chamada pancreatite aguda biliar.

Os problemas na vesícula costumam acarretar sintomas de dores fortes. Por isso, não se arrisque a adivinhar qual é o seu problema e a tomar medicações sem receita. Vá até seu médico e reporte a ele quais são as suas dores e sensações para que ele possa indicar o melhor para tratamento para você.

Indicações da cirurgia de vesícula biliar

A vesícula biliar pode ser abrigo para muitas doenças desenvolvidas no organismo humano, como as pedras, os pólipos ou até cânceres. Em alguns casos, é preciso retirar a vesícula biliar já que nosso organismo tem a capacidade de se adaptar a sua ausência.  Abaixo, iremos conhecer quais são as doenças que precisam ser tratadas através da cirurgia de vesícula biliar.

Doenças na vesícula biliar

Existem algumas doenças que acabam acometendo a vesícula biliar e que são passíveis de tratamento cirúrgico. Vamos ver abaixo:

Litíase biliar

É a famosa pedra ou cálculo biliar, sendo esta a doença mais comum no órgão. Ela se forma lentamente e, com o tempo, aumenta em número. Existem três tipos de cálculos encontrados na vesícula, cada qual constituído basicamente por:

  1. Sais e cálcio
  2. Cristais de colesterol
  3. Junção dos dois

Colecistite aguda

Normalmente ela acontece em virtude da obstrução do canal da vesícula por cálculos biliares. Em alguns casos, ela não tem relação com as pedras, passando a ser apenas uma colecistite aguda alitiásica. Neste último caso, pode ocorrer em pacientes vasculopatas, diabéticos, usuários de corticóides, imunossuprimidos, em internação prolongada em UTI, em uso de nutrição parenteral.

Câncer de vesícula biliar

Não é raro se deparar com cânceres no aparelho digestivo. No caso do câncer de vesícula biliar, os cálculos biliares grandes, os pólipos de vesícula biliar e a vesícula em porcelana (vesícula com calcificação e espessamento da parede) são fatores de risco. Nessas situações o tratamento cirúrgico está indicado. Em casos de câncer instalado, o procedimento cirúrgico tende a ser mais agressivo, envolvendo amplas ressecções que englobam o leito hepático e linfonodos (gânglios).

Opções de tratamento das doenças da vesícula biliar

Fora raras exceções, a retirada cirúrgica da vesícula biliar (colecistectomia) é a melhor opção para tratar das doenças relacionadas a mesma.  Ela pode ser realizada através de procedimentos minimamente invasivos, laparoscopia ou cirurgia robótica. No primeiro caso, o cirurgião realiza o procedimento através de pequenas incisões na parede abdominal,  por onde é introduzida uma microcâmera de vídeo e pinças delicadas. No caso da cirurgia robótica, o procedimento também é executado através de pequenas incisões por onde são acoplados os braços robóticos multiarticulados e delicados, sendo estes controlados pelo cirurgião robótico. Há situações em que, durante a cirurgia, o médico pode optar por trocar o método de realização, caso perceba alguma complicação não vista anteriormente.

Cuidados pós-cirurgia de vesícula biliar

Nos primeiros dias após o procedimento cirúrgico, opte por alimentos leves e de fácil digestão. E mais: o ideal é que você não faça esforços físicos (apenas quando extremamente necessários).

Riscos da cirurgia de vesícula biliar

É muito raro que este tipo de cirurgia apresente algum problema específico. O risco mais preocupante desta cirurgia é a ocorrência de lesão no ducto biliar principal, devido à sua proximidade com a vesícula biliar e a possibilidade de variações anatômicas.

Saiba mais sobre a Cirurgia de Vesícula Biliar

Contato: NEOBAROS – Cirurgia da Obesidade e Diabetes e Cirurgia Digestiva Minimamente Invasiva e Robótica.

(31) 99562-8411
contato@bariatricaemetabolicabh.com.br
Fale com o Dr. Rodrigo

Conteúdos Relacionados