.

Caminhos contrários: obesidade e saúde não andam juntos

Caminhos contrários: obesidade e saúde não andam juntos BH

A obesidade carrega consigo vários fatores de prejudiciais à saúde. Segundo a Exame, a taxa de obesidade aumentou 20% no Brasil nos últimos anos. A Abeso aponta, através do mapa de obesidade, que esse é um dos maiores problemas de saúde pública do mundo.

A pessoa quando considerada com algum grau de obesidade, provavelmente, têm hábitos de vida inadequados, como má alimentação, sedentarismo e estresse. O corpo de um indivíduo com obesidade, caminha na contramão da saúde. Isso acontece pois, a gordura se acumula e gera problemas no sangue, que passa a circular de maneira ineficaz por todo o organismo, ou seja, o excesso de peso traz consequências mortais.

Obesidade e saúde: por que devemos nos preocupar?

A preocupação com a obesidade vai muito além da questão estética, pois ela se associa a uma vasta gama de problemas graves de saúde. 

A obesidade anda o tempo todo contramão à saúde, isso acontece por ela se relacionar com diversos tipos de doenças, tais como: diabetes tipo 1 e 2, doenças cardiovasculares, câncer, hipertensão arterial e problemas psicológicos. 

A prevenção e tratamento da obesidade são importantes e podem ser passadas de várias maneiras. A primeira maneira para prevenir a obesidade é conscientizar sobre a gravidade que a situação de sobrepeso pode trazer para a saúde física e mental. Existem outras maneiras importantes para o tratamento da obesidade, como a cirurgia bariátrica que traz vários benefícios. Além disso, com os avanços tecnológicos da medicina, pode ser feita através de cirurgia robótica

Assim, sendo profissional da saúde ou não, a sociedade como um todo, deve assumir a responsabilidade de se envolver com amor nessa causa. Afinal, buscar ter uma qualidade de vida melhor é um dever humano. 

5-beneficios-bariatrica