.

Quais as maiores vantagens e desvantagens de fazer a cirurgia bariátrica?

Quais as maiores vantagens e desvantagens de fazer a cirurgia bariátrica? BH

Indicada preferivelmente como tratamento a obesidade mórbida, a cirurgia bariátrica possui como principais objetivos a perda de peso e o controle do paladar e da saciedade.

Como os demais processos cirúrgicos, até mesmo procedimentos como o invisalign, antes de ser realizada, deve-se levar em conta as contra indicações e as orientações profissionais.

Fatores como complicações à saúde podem ser decisivos para a realização desse procedimento. Conheça as vantagens e as desvantagens da cirurgia bariátrica:

O que é a cirurgia bariátrica?

Também chamada gastroplastia, essa cirurgia visa a redução do tamanho do estômago e é indicada principalmente como forma de tratamento a obesidade e a comodidades.

Entretanto, mesmo pela sua popularização, suas contra indicações fazem com que ela seja indicada na última das circunstâncias.

Possui vários tipos e geralmente é caracterizada pela diminuição do tamanho do estômago e pelo desvio do percurso do intestino. É assim que o paciente perde a fome que antes era determinante para o ganho de peso excessivo.

Pela realização da cirurgia o obeso passa a ser magro, podendo essa característica melhorar sua autoestima, suas relações e assim, a sua qualidade de vida, ou pelo contrário.

A cirurgia tem se estendido cada vaez mais a pessoas de baixa renda e a acompanhantes e garotas de programa, que por sua vez tem aderido ao método, para melhorar cada vez mais sua auto-estima.

Quais são as vantagens da cirurgia bariátrica?

Perda de peso

Uma vez que o peso em excesso é uma das características principais da obesidade, a cirurgia bariátrica traz como benefício a perda da gordura localizada. Com a sua realização se perde entre 40 – 60% do peso inicial.

A perda de peso pela reeducação alimentar ou pelo uso de medicamentos, por sua vez, não são capazes de conservar o peso depois de perdido, ao contrário da cirurgia, em que o resultado é duradouro.

Melhora da autoestima

A cirurgia bariátrica dá uma nova chance ao obeso pela perda de peso e apetite fora de hora. Com isso, promove a sensação de bem-estar e traz otimismo e confiança para o cotidiano do paciente.

Melhor qualidade de vida

Com a melhora da autoestima, ganho de confiança e fortalecimento dos relacionamentos, o paciente se motiva a mudar de vida, iniciando e mantendo um estilo de vida mais saudável.

Começa-se então a conservação de bons hábitos, como uma dieta nutritiva e equilibrada e a prática regular de exercícios.

Com isso, a melhora da qualidade de vida pela bariátrica também está relacionada ao combate a doenças graves como diabetes e hipertensão e o ganho de uma série de benefícios como o fortalecimento muscular, melhor circulação do sangue e o controle do peso.

Quais são as desvantagens?

Deficiência de vitaminas e proteínas

Uma das consequências diretas da gastroplastia é a deficiência de vitaminas, já que se come pouco pelo menor volume do estômago. O organismo então começa a sentir falta de vitaminas, e mesmo que os efeitos não sejam perceptíveis, deve haver a sua reposição.

Dentre as vitaminas que podem estar em quantidade insuficiente no corpo então a vitamina B12, as do complexo B, a vitamina D e o Ferro. A reposição vitamínica, no entanto, não está disponível pelo SUS – Sistema Único de Saúde, o que é outra desvantagem.

A falta de apetite também afeta a ingestão de proteínas e favorece a sua rejeição pelo organismo. A suplementação de whey protein pode ser a solução, o que encarece ainda mais os cuidados.

Flacidez e queda de cabelo

Uma vez que a perda de peso por cirurgia é instantânea a pele fica flácida após o procedimento. A pele, assim, não consegue acompanhar a mudança com rapidez e não se reestrutura uniformemente.

Para a prevenção e correção desse problema, a suplementação de colágeno pode ser indicada.

A queda dos fios também está ligada a rápida perda de peso e comumente ocorre nos 6 primeiros meses pós-cirurgia. A deficiência em proteínas pode fazer com que a queda capilar persista e pode ser resolvida pela suplementação de vitaminas, colágenos e suplementos capilares.

Volta do peso

Como dito, a perda de peso pela cirurgia bariátrica é duradoura, contudo, em caso de ausência do acompanhamento médico e da falta de mudança de hábitos pode ser reversível. Distúrbios mentais e alimentares sem tratamento também são capazes de influenciar o ganho de peso novamente.

Logo, antes de realizar a adesão leve em consideração as circunstâncias de sua vida e eventos possíveis após a cirurgia. Mesmo que a chance seja mínima, se atente a eles e junto ao médico procurem soluções que possam almejar um resultado assintomático e satisfatório.

 

cirurgia-bariatrica-e-metabolica-bhPowered by Cia Web Sites

MAIS LIDOS