.

Balão Gástrico: será que vale a pena para você? Confira Aqui!

Balão Gástrico: será que vale a pena para você? Confira Aqui! BH

Quem teme ‘entrar na faca’, busca métodos menos invasivos para recuperar a saúde tomada pela obesidade. Um deles é o Balão Gástrico, cogitado por quem tentou remédios, dieta e exercícios sem sucesso.

Descubra se ele é o mais indicado para o seu caso!

O Balão Gástrico é uma opção não cirúrgica para perder peso que promove, temporariamente, uma sensação de maior saciedade e plenitude, mesmo em pequenas refeições.

O que é um Balão Gástrico?

balão gástrico

Trata-se de um balão de silicone maleável colocado no estômago que enche parcialmente e pode ajudar a controlar a fome e diminuir a quantidade de comida que você ingere habitualmente.

Entretanto, é importante que o paciente saiba utilizar o balão gástrico em seu favor, e você vai descobrir o porquê.

O balão gástrico pode funcionar como um trampolim, um “empurrãozinho” quando você já tentou se exercitar ou seguir dietas em longo prazo e não emagreceu nada, muito perdeu pouco perto comparado ao que precisa eliminar para se livrar da obesidade.

Contudo, ele só fica em seu estômago por 06 meses. Depois, é retirado. Justamente por isso, especialistas recomendam combinar o balão gástrico com outras ferramentas eficazes para que você consiga manter o corpo magro após a retirada.  

Como Ele é Colocado no Estômago?

Enquanto vazio, o balão gástrico é inserido em seu estômago oralmente por um tubo fino chamado de endoscópio.

balão gástrico

Ele é flexível para passar pelo esôfago e chegar ao estômago com uma luz e uma câmera por meio da qual o médico assiste em vídeo todo o procedimento.

balão gástrico

O paciente recebe um sedativo suave ou um anestésico “leve” porque, em geral, a colocação do balão é indolor. Leva em média 5 minutos e a pessoa volta para casa no mesmo dia.

Normalmente, após o período definido pelo profissional (cerca de seis meses), o balão gástrico é esvaziado e removido para não correr o risco de se deteriorar ou ser perfurado, afetando a saúde de quem utiliza.

Quais são as Vantagens do Balão Gástrico?

Podemos afirmar que a quantidade de peso eliminado costuma ser proporcional à sua disposição em emagrecer de verdade, alterando hábitos alimentares e movimentação física.

Logo, se você possui a tendência genética em engordar muito, ou obesos na família, por exemplo, o balão gástrico não vai resolver seu problema para o resto da vida.

Algumas pesquisas mostram que com o Balão Gástrico, cerca de 10 a 15% do peso corporal é eliminado enquanto o componente está no estômago.

Entenda os Benefícios, mas…

Da mesma forma que os outros tipos de intervenção que promovem um emagrecimento significativo, como a cirurgia bariátrica, por exemplo, o balão intragástrico também melhora e/ou ajuda a resolver distúrbios associados ao excesso de peso, incluindo:

  • Problemas Cardíacos;
  • Hipertensão;
  • Apnéia do Sono Grave;
  • E a Diabetes tipo 2.

…Vigie Sua Mente!

balão gástrico

Mas um detalhe relevante é que, quando o balão gástrico está aliado à terapia comportamental (acompanhamento psicológico especializado na “fome emocional”), a vantagem pode aumentar bastante.

Para você ter uma ideia, em um estudo clínico americano, 255 adultos de IMC (Índice de Massa Corporal) entre 30 e 40, foram divididos em 02 grupos distintos:

  • Aqueles que aderiram à terapia + balão gástrico perderam quase 30% do excesso de peso;
  • Em comparação, a outra equipe de pacientes sem o balão gástrico, conseguiu eliminar 14% do peso corporal se submetendo apenas à terapia.

Isso confirma que emagrecer e continuar magro depende muito do acompanhamento frequente da mente para manter sucesso em longo prazo, independentemente do melhor método indicado para o seu tratamento. Ou seja, “vigia”!

Afinal, o Balão Gástrico Vale a Pena?

Agora, você deve estar se perguntando se a colocação do balão gástrico vale a pena, realmente.

Como você aprendeu, ele traz mais saciedade que o normal, indicando que você pode comer menos.

Isso porque ocupar uma parte do estômago também reduz o tempo necessário para esvaziá-lo após cada refeição, equilibrando os níveis hormonais que controlam seu apetite.

Sou Candidato ao Uso do Balão Intragástrico?

É consenso que a principal e inquestionável indicação do uso do balão intra-gástrico são os pacientes super-obesos (IMC > 50), nos quais é apreciável uma perda de peso considerável no pré-operatório, visando redução do risco anestésico e cirúrgico.

Mas e Quando Ele é Retirado?

balão gástrico

Por outro lado, também ocorre de pacientes submetidos à colocação do balão gástrico não perderem a quantidade significativa de peso pretendida.

Existem ainda inúmeros registros e relatos de pacientes que obtém sucesso temporariamente, ou seja, após a retirada do acessório, voltam a engordar novamente.

Sucesso Temporário

Ainda assim, fica claro que o balão gástrico é uma alternativa para quem possui restrições graves, impedimentos de saúde ou receio quanto à cirurgia bariátrica, uma intervenção cirúrgica bem mais promissora em longo prazo.

Entretanto, ainda que você emagreça bastante com o uso do Balão Gástrico, sem o devido comprometimento em mudar seu estilo de vida, os quilos devem retornar muito em breve, pode apostar!

Leia também: Bypass ou Seleeve, qual cirurgia é melhor para você?

Encontre Cirurgião Bariátrico em BH

Para esclarecer suas dúvidas quanto à inserção do balão intragástrico ou dos tipos de cirurgia bariátrica com maior eficiência de acordo com a sua condição de saúde, o ideal é consultar um confiável cirurgião bariátrico em BH.

Este especialista em combater a obesidade domina as condições de saúde e as melhores intervenções, executando indicações de cirurgia seguras e até menos invasivas, como a Cirurgia Laparoscópica.

balão gástrico

Confiável é aquele profissional que estuda e pratica técnicas eficientes e modernas, dando maior segurança aos pacientes que temem “entrar na faca”, demonstrando que as operações atuais não demandam, necessariamente, cortes tão invasivos para abrir a pessoa e deixar cicatrizes enormes!  

É o caso do Dr. Rodrigo Leite que obtém constante atualização, inclusive em nível internacional, para otimizar sua competência e expertise, atributos imprescindíveis em relação às cirurgias bariátricas via Laparoscopia, e ainda:

Além da experiência médica, acreditamos o paciente deve procurar procedimentos cirúrgicos de última geração, somente com equipamentos de alta tecnologia para uma recuperação eficaz, e reduzir desconfortos.

Cirurgia Bariátrica em BH

Sendo assim, pense primeiramente em sua saúde para se livrar das comorbidades provocadas pela obesidade.

E, em segundo lugar, considere um cirurgião bariátrico em BH especializado em realizar cirurgias bariátricas de sucesso!

Para saber mais sobre Cirurgião Bariátrico em BH ou Cirurgia Bariátrica em BH, entre em contato conosco e agende a sua consulta:

BAROS – Cirurgia da Obesidade e Diabetes e Cirurgia Digestiva Minimamente Invasivas

Telefone: (31) 3658-7923 | 31 99562-8411 (Whatsapp)

E-mail: contato@bariatricaemetabolicabh.com.br

Endereço: Rua dos Otoni, 735, Sala 501 – Santa Efigênia – Belo Horizonte – MG