A obesidade e a saúde andam em caminhos contrários, pois o sobrepeso carrega consigo vários fatores prejudiciais. Segundo a Exame, a taxa de obesidade aumentou 20% no Brasil nos últimos anos. A Abeso aponta, através do mapa de obesidade, que esse é um dos maiores problemas de saúde pública do mundo.
Um indivíduo quando considerado com algum grau de obesidade, provavelmente, têm hábitos de vida inadequados, como má alimentação, sedentarismo e estresse. O corpo de um paciente obeso, caminha na contramão da saúde. O acúmulo de gordura corporal não se resume apenas ao excesso de peso. O organismo obeso apresenta-se cronicamente inflamado, apresentando maior risco para inúmeras comorbidades: hipertensão arterial sistêmica, dislipidemias, diabetes mellitus tipo 2, apneia do sono, osteoartoses, esteatose hepática, maior risco oncológico, maior risco cardiovascular, etc.
Obesidade e saúde: por que devemos nos preocupar?
Em conclusão, a preocupação com a obesidade vai muito além da questão estética, afinal o excesso de peso se associa a uma vasta gama de problemas graves de saúde.
A prevenção e tratamento da obesidade são importantes e podem ser conduzidas de várias maneiras. O primeiro passo para prevenir a obesidade é conscientizar sobre as consequências graves que o sobrepeso pode trazer para a saúde física e mental. Quando o tratamento clinico apresenta falhas, existem alternativas cientificamente comprovadas como eficazes para o tratamento da obesidade, como a cirurgia bariátrica que traz vários benefícios. Com os avanços tecnológicos da medicina, pode ser feita através da cirurgia robótica.
Buscar ter uma qualidade de vida melhor é um dever humano.
Comentários