O que é Síndrome de Dumping? Existe Tratamento? Saiba Mais.

Após realizar a sua tão sonhada cirurgia bariátrica, pode ser que você desenvolva a síndrome de dumping. Mas calma, não é nada grave.
Para entendermelhor a síndromede dumping, imagine quedepois que você come, a comida se move mais rápido que o normal, passando do estômago para a primeira parte do intestinodelgado (duodeno).
Esse movimento acelerado, ou esvaziamento rápido do estômago, causa mobilização de líquidos da circulação, resultando em queda de pressão, sensação de tonteira, sonolência e em alguns casos, taquicardia ou palpitações (coração acelerado).
Da mesma forma que vem rápido após a alimentação, também desaparece rápido em poucos minutos.
Tiposde Síndrome de Dumping
O tipo de síndrome de dumping é definido conforme o prazo em que os sintomas semanifestam após a alimentação, o que leva a duas variações:
⏳ Síndrome de Dumping Precoce
Esse é o tipomais comum e apresentasintomas dentro de apenas 10 a 30 minutos depois de comer.
Cerca de 75% daspessoas com síndromede dumping têm esse tipo.
Esse grupo depessoas apresentasensação de palpitações, sudorese, queda de pressão e sonolência após arefeição.
Habitualmenteé resultado do esvaziamento rápido do estômago, sendo mais comum com alguns tiposde alimentos, principalmente doces e carboidratos simples.

⌛ Síndrome de Dumping Tardio
Já o Dumping Tardioacontece entre uma a três horas após as refeições. Aproximadamente 25% dos casos de Dumping.
Ele se configuratipo uma hipoglicemia (cai o nível de açúcar no sangue), devido a excessiva liberação de insulina.
Atenção❗ Geralmente, os dois tipos de Dumping, apesar do desconforto apresentado, são reações controláveis e benignas.
É fundamental a escolha adequada do tipo de alimento, afim de evitar ou minimizar o desconforto causado pelo Dumping..
Síndrome deDumping X Bariátrica
A incidência de Dumping entre os pacientes submetidos a Cirurgia Bariátrica, principalmente o Bypass Gástrico, é considerável.
Nessa técnica, o piloro é excluído do trânsito alimentar, de modo que o esvaziamento do novo e pequeno estômago se torna rápido.
Piloro é uma espécie de válvula anatômica entre o estômago e duodeno, cuja finalidade é impedir que o conteúdo do estômago passe rapidamente para o intestino delgado.
Por que oBypass leva ao Dumping?
A GastroplastiaVertical com Bypass Gástricoem Y de Roux por Videolaparoscopia, popularmente dechamada de Bypass gástrico é umacirurgia na qual se realiza dois procedimentos que atuam de forma sinérgica: reduzir o estômago e desviar o intestino.
Portanto, a síndrome de dumping desencadeada após a operação resultado esvaziamento gástrico rápido após o consumo demuitos alimentos docesou com alto teor de carboidratos simples.
Com isso, o estômago deposita o material alimentar e ossucos gástricos no intestinodelgado prematuramente.
A intensidadedos sintomas do Dumping é variável. A maioria dos pacientes sentem apenas umaleve sonolência após a alimentação.
A avaliaçãodo cirurgião e do nutricionista são fundamentais, afim de definir medidascomportamentais e indicar alimentos que reduzam a velocidade de esvaziamentogástrico.
Vantagens daSíndrome de Dumping
Até agora, você pode estar pensando que a síndrome de dumping parece uma complicação e um efeito colateralterrível do Bypass Gástrico. Mas não é, e chega a ser até um benefício exclusivodeste tipo de bariátrica.
Pacientes comobesidade grau II ou III costumam desenvolver uma relação de amor e ódio com a comida em longo prazo.
A sensação demal estar resultante da síndrome de Dumping funciona em alguns casos com um“freio”, reduzindo a ingestão excessiva de doces e carboidratos.

Com isso,certamente a compulsão diminui e o ex-obeso começa acortar os alimentos ricos em carboidratos e açúcares.
Ou seja, uma vez que você tiver sua primeira crise da síndrome de dumping, seu corpo vai desenvolver certa aversão por alimentos açucarados e muito calóricos.
No mínimo, sua mente vai te avisar para NÃO COMER aquele sanduíche do trailer perto da sua casa. 🍔🚫