.

O que é Síndrome de Dumping? Existe Tratamento? Saiba Mais.

O que é Síndrome de Dumping? Existe Tratamento? Saiba Mais. BH

Após realizar a sua tão sonhada cirurgia bariátrica, pode ser que você desenvolva a síndrome de dumping. Mas calma, não é nada grave.

Para entender melhor a ndrome de dumping, imagine que depois que você come, a comida se move mais rápido que o normal, passando do estômago para a primeira parte do intestino delgado (duodeno).

Esse movimento acelerado, ou esvaziamento rápido do estômago, causa mobilização de líquidos da circulação, resultando em queda de pressão, sensação de tonteira, sonolência e em alguns casos, taquicardia ou palpitações (coração acelerado).

Da  mesma forma que  vem rápido após a alimentação, também desaparece rápido em poucos minutos.

Tipos de Síndrome de Dumping

O tipo de ndrome de dumping é definido conforme o prazo em que os sintomas se manifestam após a alimentação, o que leva a duas variações:

⏳ Síndrome de Dumping Precoce

Esse é o tipo mais comum e apresenta sintomas dentro de apenas 10 a 30 minutos depois de comer.

Cerca de 75% das pessoas com ndrome de dumping têm esse tipo.

Esse grupo de pessoas apresenta sensação de palpitações, sudorese, queda de pressão e sonolência após a refeição.

Habitualmente é resultado do esvaziamento rápido do estômago, sendo mais comum com alguns tipos de alimentos, principalmente doces e carboidratos simples.

síndrome de dumping

⌛ Síndrome de Dumping Tardio

Já o Dumping Tardio acontece entre uma a três horas após as refeições. Aproximadamente 25% dos casos de Dumping.

Ele se configura tipo uma hipoglicemia (cai o nível de açúcar no sangue), devido a excessiva liberação de insulina.

Atenção❗ Geralmente, os dois tipos de Dumping, apesar do desconforto apresentado, são reações controláveis e benignas.

É fundamental a escolha adequada do tipo de alimento, afim de evitar ou minimizar o desconforto causado pelo Dumping.. 

Síndrome de Dumping X Bariátrica

A incidência de Dumping entre os pacientes submetidos a Cirurgia Bariátrica, principalmente o Bypass Gástrico, é considerável.

Nessa técnica, o piloro é excluído do trânsito alimentar, de modo que o esvaziamento do novo e pequeno estômago se torna rápido.

Piloro é uma espécie de válvula anatômica  entre o estômago e duodeno, cuja finalidade é impedir que o conteúdo do estômago passe rapidamente para o intestino delgado.

Por que o Bypass leva ao Dumping?

A Gastroplastia Vertical com Bypass Gástrico em Y de Roux por Videolaparoscopia, popularmente de chamada de Bypass gástrico é uma cirurgia na qual se realiza dois procedimentos que atuam de forma sinérgica: reduzir o estômago e desviar o intestino.

Portanto, a ndrome de dumping desencadeada após a operação resulta do esvaziamento gástrico rápido após o consumo de muitos alimentos doces ou com alto teor de carboidratos simples.

Com isso, o estômago deposita o material alimentar e os sucos gástricos no intestino delgado prematuramente.

A intensidade dos sintomas do Dumping é variável. A maioria dos pacientes sentem apenas uma leve sonolência após a alimentação.

A avaliação do cirurgião e do nutricionista são fundamentais, afim de definir medidas comportamentais e indicar alimentos que reduzam a velocidade de esvaziamento gástrico.

Vantagens da Síndrome de Dumping

Até agora, você pode estar pensando que a ndrome de dumping parece uma complicação e um efeito colateral terrível do Bypass Gástrico. Mas não é, e chega a ser até um benefício exclusivo deste tipo de bariátrica.

Pacientes com obesidade grau II ou III costumam desenvolver uma relação de amor e ódio com a comida em longo prazo.

A sensação de mal estar resultante da síndrome de Dumping funciona em alguns casos com um “freio”, reduzindo a ingestão excessiva de doces e carboidratos.

síndrome de dumping

Com isso, certamente a compulsão diminui e o ex-obeso começa a cortar os alimentos ricos em carboidratos e açúcares.

Ou seja, uma vez que você tiver sua primeira crise da síndrome de dumping, seu corpo vai desenvolver certa aversão por alimentos açucarados e muito calóricos.

No mínimo, sua mente vai te avisar para NÃO COMER aquele sanduíche do trailer perto da sua casa. 🍔🚫