.

A Importância do Acompanhamento Nutricional após a Cirurgia Bariátrica

A Importância do Acompanhamento Nutricional após a Cirurgia Bariátrica BH

A cirurgia bariátrica é realizada em pacientes que sofrem com a obesidade grave e refratária ao tratamento conservador. É indicada para pessoas que tenham um Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 40, independente da presença de problemas de saúde, ou para pessoas com IMC acima de 35 associado a problemas de saúde relacionados ao excesso de peso. Esse procedimento reduz a capacidade do estômago, podendo ou não haver desvio intestinal – e por essa razão, é fundamental que se faça um acompanhamento nutricional após a cirurgia bariátrica.

A partir do momento em que a cirurgia bariátrica atua diretamente no estômago, é importante que se tenha muita cautela com a alimentação, principalmente nos primeiros meses que se seguem ao procedimento.

Uma vez que o paciente sofria de obesidade antes da cirurgia, é importante ressaltar que ele estará sujeito a uma drástica mudança de hábitos alimentares. Tendo isso dito, é indicado que  após a cirurgia a pessoa faça uma dieta essencialmente líquida. Após esse período, sua alimentação deve ser pastosa. Os alimentos sólidos só devem ser consumidos aproximadamente um mês após a cirurgia.

É primordial que sua dieta seja elaborada por um profissional da nutrição e que seja feito um sistemático acompanhamento nutricional após a cirurgia bariátrica. Além do corpo precisar se adaptar às suas novas condições e hábitos alimentares, é provável  que ocorra uma certa deficiência de determinados nutrientes (tais como ferro, cálcio,  e vitamina B12, por exemplo). Isso se dá pelo fato de que no caso de certos pacientes há uma redução da capacidade de absorção natural por parte do corpo após a bariátrica – mas essa é uma situação que pode ser facilmente contornado de algumas formas:

Além, evidentemente, da dieta equilibrada, uma boa forma de se suprir a falta desses nutrientes após a cirurgia bariátrica é a suplementação multivitamínica e mineral. Esses suplementos alimentícios são muito úteis para que se faça uma eficiente manutenção alimentar de cada paciente ajudando a manter equilibrados os níveis de ingestão adequados para cada pessoa especificamente.

Por fim, é primordial que o paciente tome muita água. Manter o corpo devidamente hidratado faz toda a diferença no processo de recuperação, pois ajuda o organismo a exercer suas funções com o maior desempenho possível.

É fundamental que seja feita o acompanhamento nutricional após a cirurgia bariátrica juntamente com um profissional capacitado. Somente ele poderá analisar corretamente o quadro do paciente e fornecê-lo as informações e procedimentos corretos para que sua recuperação ocorra da melhor forma possível!