Você sabe da importância das cirurgias bariátricas e metabólicas e de qual forma elas podem impactar na vida dos pacientes obesos?
Quando todas as alternativas de tratamento clínico (dietas, medicamentos e atividade física) fracassam, as cirurgias bariátricas mostram-se como a alternativa terapêutica mais eficaz e com melhores resultados no tratamento da obesidade grave e da doença metabólica.
Mas, afinal, você sabe como funciona este tipo de cirurgia? Sabe quais são os tipos e procedimentos envolvidos?
Pensando em como te ajudar a responder esses e outros questionamentos, vamos, com este post, trazer algumas informações importantes sobre este tema.
Cirurgias bariátricas: O que são?
Também chamada de cirurgia da obesidade ou redução de estômago, cirurgia bariátrica é do que um grupo de procedimentos realizados sobre o tubo digestivo, cujo objetivo principal é o controle da obesidade refratária ao tratamento clínico e melhora dos problemas de saúde relacionados a esta condição clinica.
Tipos de cirurgias bariátricas
Os procedimentos cirúrgicos bariátricos podem ser realizados por técnicas minimamente invasivas: cirurgia laparoscópica ou cirurgia robótica.
Basicamente, existem três grupos de técnicas cirúrgicas bariátricas, sendo estas:
- Cirurgias bariátricas restritivas: Banda gástrica ajustável laparoscópica, Gastroplastia sleeve.
- Cirurgias bariátricas disabsortivas: Cirurgia de Scopinaro, Duodenal Switch, SADI.
- Cirurgias bariátricas mistas: Cirurgia de Fobi-Capella, Gastroplastia vertical com bypass gástrico em Y de Roux.
Dependendo do tipo de procedimento a ser realizado, o principal mecanismo de ação será restrição a ingestão alimentar, alteração da absorção ou uma combinação de ambos. Entretando, ao longo dos últimos anos, vários estudos tem demonstrado que o mecanismo de ação dos procedimentos bariátricos vai além da restrição e disabsorção. A luz dos conceitos atuais, considera-se que o alterações fisiológicas seriam as principais responsáveis pela elminação do excesso de peso e controle da obesidade refratária e da doença metabólica: saciedade precoce, retardo do esvaziamento gástrico, redução da fome e da compulsão alimentar, redução da resistência periférica a insulina.
CONFIRA TAMBÉM TODOS ESTES ARTIGOS COMPLETOS:
- DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO (DRGE)
- PÓLIPOS INTESTINAIS (COLORRETAIS)
- COMO FUNCIONAM AS CIRURGIAS BARIÁTRICAS?
- Quais as maiores vantagens e desvantagens de fazer a cirurgia bariátrica?
- 05 dicas para melhorar e cuidar da saúde gástrica
Comentários