CIRURGIA BARIÁTRICA E CIRURGIA ROBÓTICA: O FUTURO JÁ É HOJE.

CIRURGIA BARIÁTRICA E CIRURGIA ROBÓTICA: O FUTURO JÁ É HOJE.
5 anos atrás

A #obesidade é definida como o acúmulo excessivo de gordura corporal, sendo considerada uma pessoa obesa quando a mesma apresenta um índice de massa corporal (IMC) acima de 30 kg/m2. Atualmente é considerada uma epidemia mundial.

Dentre as opções terapêuticas, a #cirurgiabariátrica tem se mostrado como o método mais eficaz e duradouro de se atingir o peso adequado, com melhora dos problemas de saúde relacionados a obesidade. Os pacientes que apresentam indicação de #cirurgiadaobesidade serão aqueles com IMC acima de 35 kg/m2 associado a problemas de saúde relacionados a obesidade (hipertensão, #diabetesmellitustipo2, dislipidemia, apneia do sono, esteatose hepática, problemas articulares, #infertilidade, etc) ou com IMC acima de 40 kg/m2, independente de comorbidades. Os obesos grau I com IMC entre 30 e 35 kg/2 terão indicação de tratamento cirúrgico quando apresentam síndrome metabólica e diabetes mellitus tipo 2 de difícil controle apesar de tratamento clínico otilizado (#cirurgiametabólica ou #cirurgiadodiabetes).

Todas as técnicas bariátricas, sejam elas com ou sem desvio intestinal, podem ser realizadas por via convencional (aberta), que atualmente encontra-se em desuso, ou de forma minimamente invasiva (#cirurgiavideolaparoscópica ou #cirurgiarobótica).

Nesse cenário, em que se considera o paciente obeso como um pacinte complexo, com maiores riscos de complicações pós-operatórias, o acesso minimente invasivo, através da cirurgia videolaparoscópica, foi uma grande evolução, propiciando melhor recuperação pós-operatória com redução da incidência de complicações pós-operatórias.

A evolução das cirurgia minimamente invasiva é #cirurgiarobótica. As grandes vantagens universais da #cirurgiarobótica são:

Incisões mínimas;
Menor trauma tecidual;
Menos dor pós-operatória;
Menor necessidade de uso de analgésicos;
Menor sangramento;
Precisão de movimentos, uma vez que os braços robóticos multiarticulados captam com precisão os movimentos do cirurgião, que controla o robô, reduzindo pequenos tremores;
Melhor ergonomia para o cirurgião, principalmente em cirurgias de longas durações;

Redução do tempo de hospitalização;
Retorno mais precoce a vida cotidiana.

A cirurgia robótica aumenta aperformace e qualidade do ato cirúrgico, unindo as vantagens da visão em três dimensões (3D) a ampla movimentação das pinças robóticas. É como se estivessemos literalmente “dentro da barriga do paciente”. Ressalta-se que na cirurgia laparoscópica convencional, a visão é em apenas em 2 dimensões (2D) e as pinças laparoscópicas impõe uma limitação a sua movimentação.

Especialmente na #cirurgiabariátrica, a #cirurgiarobótica apresenta vantagens nítidas nos grandes obesos, super-obesos e super-super-obesos. Os braços robóticos multi-articulados alcançam órgãos ou estruturas que pinças laparoscópicas convencionais teriam dificuldade de alcançar através de uma parede abdominal extremamente expessa. Nas reoperações bariátricas ou #cirurgiasrevisionais ou #cirurgiabariátricarevisonal, a #cirurgiarobótica permite uma dissecção minunciosa e precisa de um tecido previamente manipulado e possivelmente repleto de aderências, permitindo a redução do risco de lesões de órgãos.

Ainda no campo da cirurgia bariátrica, outro contexto no qual a cirurgia robótica tem se mostrado de extrema aplicabilidade são pacientes com cirurgias abdominais prévias com anatomia alterada (exemplo: fundoplicaturas prévias) ou com restrição da expansão da cavidade abdominal com restrição do espaço de trabalho (exemplo: abdominoplastia e plicatura de retos abdominais prévia).

O que observa-se é um menor índice de complicações com o uso da #cirurgiarobótica empregada na #cirurgiabariátrica. O sistema robótico permite uma melhor técnica cirúrgica, com suturas mais precisas e movimentos delicados em locais restritos, de difícil acesso pela laparoscopia convencional. Todos esses fatores possibilitam um procedimento cirúrgico com menor trauma tecidual e consequentemente menor incidência de complicações.

Leia também: Síndrome de Dumping

NEOBAROS – Cirurgia da Obesidade e Diabetes e Cirurgia Digestiva Minimamente Invasivas e Robótica
Rua Araguari, 1156. Sala 1302. Santo Agostinho. Belo Horizonte (MG).
Tel: (31)3658-7923 / (31) 99562-8411
e-mail: contato@bariatricaemetabolicabh.com.br

#cirurgiabariatrica #cirurgiabariatricabh #bariatricabh #reduçãodeestômago #cirurgiadaobesidadebh #cirurgiarobótica #cirurgiaroboticabh

cirurgia-bariatrica-e-metabolica-bhPowered by Cia Web Sites