Melhorar e cuidar da saúde gástrica é fundamental para manter a boa qualidade e funcionamento do corpo físico.
Com a agitação do cotidiano e com os dias repletos de responsabilidades, acabamos por deixar a saúde fora de nossas prioridades.
A falta de cuidado geral com a saúde no nosso cotidiano deixa-nos suscetíveis a uma série de complicações e enfermidades.
Tendo isso em vista, hábitos saudáveis devem virar rotina, impedindo que afecções acometam órgãos essenciais como o estômago.
Problemas como o refluxo, úlceras pépticas e a gastrite são algumas das afecções do sistema gastrointestinal influenciados pela falta de cuidados, principalmente ligados a alimentação, obesidade e uso inadequado de determinados medicamentos.
Veja a seguir como melhorar e cuidar da sua saúde gástrica. Boa leitura!
Ingerir alimentos ricos em fibras
As fibras possuem relação direta com a saúde gástrica. Isso se deve ao fato de esse composto vegetal atuar diretamente na regulação da digestão.
Uma alimentação saudável se baseia na ingestão considerável e regular de alimentos ricos nestes nutrientes, o que previne doenças que levam a cirurgia gástrica.
Esses alimentos, que devem fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada, precisam estar presentes nas principais refeições do dia. Alguns cereais, frutas e folhas verdes são fontes ricas em fibras e devem estar incluídos na dieta.
Cereais; como a aveia e a lentilha, frutas; como a banana e a laranja; e folhas verdes; como a rúcula e o agrião são bons exemplos.
Evitar o consumo de alimentos industrializados e álcool
O consumo excessivo de sal, alimentos salgados ou conservados em sal é fator de risco para o câncer gástrico.
O etilismo também é fator de risco para várias doenças gástricas, entre elas: gastrites, doença ulcerosa péptica, doença do refluxo gastroesofágico, câncer gástrico.
Manter-se hidratado
A ingestão de água é essencial para o bom funcionamento do organismo, assim como o estômago.
Atua no controle da temperatura corporal e é essencial na perfusão dos tecidos.
A água compõe cerca de 70% da composição do corpo humano, o que enfatiza toda a sua importância.
A ingestão recomendada pelos profissionais da saúde é de 2 litros por dia, entretanto, a quantidade varia de organismo para organismo.
Identificação e tratamento do H. pylori
O H. pylori é uma bactéria gástrica, sendo fator de risco para diversas afecções gástricas: doença ulcerosa péptica, gastrites, linfoma gástrico, câncer gástrico.
Sua identificação e adequado tratamento são imperativos.
Saúde mental e física
A saúde mental pode estar diretamente relacionada a saúde gástrica. Quadros de ansiedade ou depressão podem ser acompanhados de distúrbios alimentares, como compulsão alimentar, anorexia nervosa e bulimia.
A obesidade é considerada fator de risco para algumas doenças gástricos, principalmente a doença do refluxo gastroesofágico e o câncer gástrico.
O adequado controle do peso acaba sendo um dos pilares na prevenção destas doenças.
Diante do exposto, manter o peso controlado, ter noites de sono adequadas e manter o equilíbrio emocional são pontos cruciais para a saúde gástrica.
Preserve hábitos saudáveis
Por fim, conserve hábitos saudáveis. É através deles que se conseguirá obter uma boa saúde geral.
A saúde geral e o bom funcionamento do organismo influenciam no bom desempenho das atividades cotidianas e previne doenças como obesidade e que necessita de balão intragástrico.
A boa alimentação, uma adequada hidratação, a prática regular de exercícios físicos e a manutenção de uma boa saúde mental são os pilares para uma boa saúde.
O estômago é apenas uma parte de todo um organismo. Tais atitudes contribuirão para a manutenção da saúde global do paciente.
Comentários