Existem muitos tipos de cirurgia Bariátrica BH e quando falamos de cirurgia bariátrica ou cirurgia da obesidade, referimo-nos a um conjunto de diferentes técnicas cirúrgicas.
Os procedimentos cirúrgicos bariátricos e metabólicos são divididos em três grupos de acordo com o seu principal mecanismo de atuação. Veja a seguir cada um.
Tipos de cirurgia Bariátrica
1 ) Cirurgia Bariátrica / Técnicas Restritivas.
O principal mecanismo de ação é a restrição a ingestão de maiores volumes alimentares.
Como exemplos, pode-se citar a Banda Gástrica Ajustável Laparoscópica e a Gastroplastia Sleeve ou em Manga.
No caso da técnica sleeve, além da restrição, observa-se uma redução da fome e compulsão alimentar em virtude da exclusão do fundo gástrico, principal sítio produtor de Ghrelina.
2 ) Cirurgia Bariátrica / Técnicas Disabsortivas.
Apesar da maioria das técnicas apresentar um componente restritivo, o principal mecanismo de ação é a importante redução da absorção de nutrientes através de extenso desvio intestinal.
Em média, a área de absorção de nutrientes é reduzida para menos de 1 metro de intestino distal. Como exemplos, pode-se citar as técnicas de Scopinaro, Duodenal-switch, SADI.
3 ) Cirurgia Bariátrica / Técnicas Mistas.
Como o próprio nome já indica, as técnicas bariátricas mistas apresentam tanto um componente restritivo quanto um componente disabsortivo.
Entretanto, o componente disabsortivo não é tão extenso quando nas técnicas descritas anteriormente.
A cirurgia de Fobi-Capella e a gastroplastia vertical com bypass gástrico em Y de Roux são exemplos deste grupo de tipos de cirurgia bariátrica, sendo que a primeira técnica apresenta um anel de contensão.
4 ) Cirurgias Bariátricas Revisionais.
São indicadas quando necessita-se de uma reoperação bariátrica, seja por complicação da técnica anterior, seja para conversão de uma técnica em outra.