Saiba tudo sobre a Cirurgia Metabólica
Entenda o que a cirurgia metabólica pode fazer por você! A obesidade tem se tornado uma epidemia mundial. Paralelamente à obesidade, observa-se o aumento da incidência de doenças relacionadas a ela, como a hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus tipo 2, dislipidemia, doenças articulares, apneia do sono, entre outras. As principais modalidades terapêuticas baseiam-se em mudanças de hábitos de vida (alimentares e atividade física) e uso de medicamentos. Quando os tratamentos convencionais falham, pode-se optar pelo tratamento cirúrgico.
O conceito de cirurgia metabólica surgiu da observação da melhora do diabetes tipo 2 em pacientes submetidos às cirurgias bariátricas para perda de peso mesmo antes que uma perda ponderal expressiva tenha sido atingida.
O que é Cirurgia Metabólica?
Também podendo ser chamada de cirurgia do diabetes consiste em um grupo de procedimentos cirúrgicos sobre o aparelho digestivo com a finalidade de atingir um melhor controle e/ou remissão do diabetes mellitus tipo 2 e a síndrome metabólica.
Enquanto na cirurgia bariátrica o objetivo principal é a perda de peso, na cirurgia metabólica, o principal objetivo é o melhor controle glicêmico e metabólico.
Leia sobre: Síndrome Metabólica
Tipos de Cirurgia Metabólica
Esta cirurgia pode ser feita através de abordagem aberta ou por via minimamente invasiva (laparoscopia ou robótica).
Semelhante à cirurgia bariátrica, as técnicas de cirurgia metabólica podem ser divididas em procedimentos com ou sem desvio intestinal. Observa-se melhores resultados no controle glicêmico nos procedimentos nos quais se empregam as derivações intestinais (Y de Roux).
Quem pode fazer a Cirurgia Metabólica?
A cirurgia está indicada para aqueles pacientes que apresentam mal controle glicêmico apesar de tratamento clínico otimizado acompanhado por profissional. Anteriormente, aceitava-se como indicação apenas pacientes com IMC maior que 35 (obesidade grau II). Entretanto, estudos científicos têm demonstrado os benefícios dos procedimentos cirúrgicos bariátricos na melhora dos pacientes diabéticos tipo 2 com IMC entre 30 e 34,9 (Obesidade grau I). Em 2017, o Conselho Federal de Medicina aprovou a cirurgia metabólica como técnica cirúrgica efetiva para o controle do diabetes tipo 2, podendo ser realizada em pacientes com obesidade grau I e difícil controle glicêmico.
Observações importantes
Assim como qualquer método para emagrecer, depois de atingir seu objetivo através da cirurgia, é necessário manter os hábitos saudáveis. Por isto, tome cuidado com sua rotina e alimentação. Afinal, não irá adiantar nada você fazer uma cirurgia como esta e depois voltar à mesma situação que estava antes de realizá-la.
Outro ponto importante é: antes de tomar qualquer decisão, converse abertamente com seu médico. Só ele poderá avaliar cuidadosamente o seu caso e indicar as melhores opções para o seu organismo. E, caso você for realmente fazer a cirurgia, tenha em mente todos os seus benefícios e as orientações descritas acima.
Por fim, informe-se sobre os possíveis resultados após a cirurgia, para que você tenha uma noção real do potencial do procedimento em seu corpo.
Saiba mais sobre a Cirurgia Metabólica
Contato:
NEOBAROS – Cirurgia da Obesidade e Diabetes e Cirurgia Digestiva Minimamente Invasiva e Robótica.
(31) 99562-8411
(31) 3658-7923
contato@bariatricaemetabolicabh.com.br
Formulário de Contato