IMC (ÍNDICE DE MASSA CORPORAL)
O IMC (índice de massa corporal) é um parâmetro utilizado para avaliar a proporção entre o peso e a altura dos pacientes, definindo se estes estariam com peso ideal ou acima do esperado.
Este índice é regularmente utilizado durante a avaliação de indicação de cirurgia bariátrica e metabólica.
Saber calcular o IMC também é uma forma de estar atento e cuidar da saúde. Quanto mais próximo dos extremos ele estiver, maiores são as chances de evoluir com determindas doenças, sejam elas relaciondas a desnutrição, sejam elas relacionadas a obesidade.
O que é IMC
O IMC é uma relação de proporção entre o peso e a altura do paciente. Calcular IMC consiste em dividir o peso atual pela altura elevada ao quadrado (IMC = peso (kg)/altura(m)2).
De acordo com o resultado obtido, podemos determinar se o paciente encontra-se com peso abaixo do ideal, dentro da normalidade ou acima do esperado para sua altura.
- IMC abaixo de 18,5 = abaixo do peso
- IMC entre 18,5 e 25 = peso normal
- IMC entre 25 e 30 = sobrepeso
- IMC entre 30 e 35 = obesidade grau I
- IMC entre 35 e 40 = obesidade grau II
- IMC acima de 40 = obesidade grau III ou obesidade mórbida
- IMC acima de 50 = super-obesidade
Esse é um parâmetro de avaliação aprovado e utilizado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), indicando tanto uma situação de obesidade quanto uma de desnutrição.
Para saber qual é o seu IMC sem ter que fazer contas, insira seus dados nos campos e clique em “calcular”.
Qual é o IMC para submeter-se a cirurgia bariátrica e metabólica?
De acordo com os critérios de indicação cirúrgica aprovados pelo CFM (Conselho Federal de Medicina):
- As pessoas que querem se submeter a cirurgia bariátrica devem apresentar um IMC que seja igual ou superior a 40kg/m² (obesidade grau III ou obesidade mórbida), independente da presença de outras comorbidades.
- No caso de pacientes portadores de obesidade grau II (IMC acima de 35 kg/m2), os mesmos terão indicação de tratamento cirúrgico da obesidade caso apresentem comorbidades desencadeadas e/ou agravadas pelo excesso de peso.
- Pacientes com IMC acima de 30 Kg/m2 (obesidade grau I), terão indicação de cirurgia metabólica quando apresentem diabetes mellitus tipo 2 de difícil controle, apesar de tratamento clínico otimizado.
Entretanto, a partir de 2022, a ASBMS (American Society of Bariatric and Metabolic Surgery), passou a indicar a cirurgia bariátrica e metabólica aos pacientes com IMC acima de 35 Kg/m2 mesmo na ausência de comorbidades, e àqueles pacientes com IMC acima de 30 Kg/m2 associado a diabetes mellitus tipo 2 refratário ao tratamento clínico.
O que deve ser considerado além do IMC para indicação de cirurgia bariátrica e metabólica?
O IMC é apenas um critério isolado para a indicação do tratamento cirúrgico da obesidade. Desta forma, outros critérios devem ser levados em consideração na indicação da cirurgia bariátrica:
- Intratabilidade clínica. Pacientes que apresentem pelo menos 5 anos de histórico de obesidade e 2 anos de tratamento, seja dietético e/ou medicamentoso;
- Devem ser excluídas outras causas de obesidade, tais como alterações hormonais como a Síndrome de Cushing;
- Paciente deve apresentar um risco cirúrgico permissivo, excluindo-se doença cardíaca e/ou pulmonar não compensadas;
- Paciente não deve fazer uso de drogas ilícitas ou ter histórico de etilismo vigente;
- Devem ser excluídos transtornos psiquiátricos não controlados adequadamente.
Clínica para cirurgia bariátrica e metabólica.
Certamente, você deve ter aproveitado a calculadora disponível no conteúdo para verificar se o IMC para bariátrica está de acordo com os parâmetros.
Portanto, se seu IMC está alto, próximo aos parâmetros definidos para a realização da cirurgia bariátrica, é fundamental contar com uma clínica especializada na realização desse tipo de procedimento cirúrgico.
A Clínica Neobaros conta com forte experiência em cirurgia bariátrica e metabólica. Se quiser saber mais sobre o procedimento, entre em contato e agende uma consulta!