.

Cirurgia Metabólica

Cirurgia Metabólica BH

Saiba tudo sobre a Cirurgia Metabólica

A obesidade tem se tornado uma epidemia mundial. Paralelamente à obesidade, observa-se o aumento da incidência de doenças relacionadas a ela, como a hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus tipo 2, dislipidemia, doenças articulares, apneia do sono, entre outras. As principais modalidades terapêuticas baseiam-se em mudanças de hábitos de vida (alimentares e atividade física) e uso de medicamentos. Quando os tratamentos convencionais falham, pode-se optar pelo tratamento cirúrgico.

O conceito de cirurgia metabólica surgiu da observação da melhora do diabetes tipo 2 em pacientes submetidos à cirurgias para perda de peso.

O que é Cirurgia Metabólica?

cirurgia metabólica, que pode também ser chamada de cirurgia do diabetes consiste em um grupo de procedimentos cirúrgicos bariátricos com a finalidade de melhorar o diabetes mellitus tipo 2 e a síndrome metabólica.

Enquanto na cirurgia bariátrica o objetivo principal é a perda de peso, na cirurgia metabólica, o principal objetivo é o melhor controle glicêmico.

Leia sobre: Síndrome Metabólica

Tipos de Cirurgia Metabólica

Esta cirurgia pode ser feita através de abordagem aberta ou por laparoscopia, normalmente, mais indicada por ser menos invasiva e mais confortável para o paciente.

Semelhante à cirurgia metabólica, as técnicas de cirurgia metabólica podem ser divididas em procedimentos com ou sem desvio intestinal. Observa-se melhores resultados no controle glicêmico nos procedimentos nos quais se empregam as derivações intestinais (Y de Roux).

Quem pode fazer a Cirurgia Metabólica?

A cirurgia metabólica ou cirurgia do diabetes tipo 2 está indicada para aqueles pacientes que apresentam mal controle glicêmico apesar de tratamento clínico otimizado acompanhado por profissional. Anteriormente, aceitava-se como indicação apenas pacientes com IMC maior que 35 (obesidade grau II). Entretanto, estudos científicos têm demonstrado os benefícios dos procedimentos cirúrgicos bariátricos na melhora dos pacientes diabéticos tipo 2 com IMC entre 30 e 34,9 (Obesidade grau I). Em 2017, o Conselho Federal de Medicina aprovou a cirurgia metabólica como técnica cirúrgica efetiva para o controle do diabetes tipo 2, podendo ser realizada em pacientes com obesidade grau I e difícil controle glicêmico.

Observações importantes sobre a Cirurgia Metabólica

Assim como qualquer método para emagrecer, depois de atingir seu objetivo através da cirurgia metabólica, é necessário manter os hábitos saudáveis. Por isto, tome cuidado com sua rotina e alimentação. Afinal, não irá adiantar nada você fazer uma cirurgia como esta e depois voltar à mesma situação que estava antes de realizá-la.

Outro ponto importante é: antes de tomar qualquer decisão, converse abertamente com seu médico. Só ele poderá avaliar cuidadosamente o seu caso e indicar as melhores opções para o seu organismo. E, caso você for realmente fazer a cirurgia, tenha em mente todos os seus benefícios e as orientações descritas acima.

Por fim, informe-se sobre os possíveis resultados após a cirurgia, para que você tenha uma noção real do potencial do procedimento em seu corpo.

Saiba mais sobre a Cirurgia Metabólica

Contato:
(31) 99562-8411
(31) 3658-7923
contato@bariatricaemetabolicabh.com.br
Formulário de Contato

Conteúdos Relacionados