Cirurgia Laparoscópica

Cirurgia Laparoscópica BH

Cirurgia Laparoscópica ou Cirurgia Minimamente Invasiva

A tecnologia trouxe grandes inovações para a medicina, e a cirurgia laparoscópica ou cirurgia minimamente invasiva é uma delas. Com uma técnica menos invasiva e de recuperação mais fácil, ela é indicada para quase todos os pacientes e para diversos exames e procedimentos cirúrgicos.

Conheça agora o que é a cirurgia laparoscópica, como é feita, quais são as indicações e quais as vantagens de se realizar este importante recurso da medicina.

História da Cirurgia Laparoscópica

A cirurgia laparoscópica, como atualmente é realizada, foi introduzida na medicina no fim do século XX (1987), na França.

Este tipo de cirurgia surgiu no Brasil no início dos anos 1990 e, desde então, tem tido cada vez mais indicações com excelentes resultados, incluindo a retirada da vesícula biliar, a correção da hérnia do hiato, além de outros tipos de cirurgia como as intestinais e de apêndice cecal, de fígado, de hérnias e a cirurgia bariátrica para o tratamento da obesidade.

O que é Cirurgia Laparoscópica?

A cirurgia laparoscópica é um procedimento no qual se utiliza pequenos furos (portais) na  parede abdominal para operar órgãos intra-abdominais.  Nas técnicas laparoscópicas, o cirurgião utiliza pequenos instrumentos (pinças, tesouras, porta-agulhas, etc) com diâmetro em torno de 5 mm a 10mm.  A visão intra-abdominal é possibilitada a partir do uso de microcâmeras (óptica ou laparoscópio) conectadas a um monitor.

A cirurgia laparoscópica pode ser tanto exploratória, quando serve como um exame para diagnosticar algum problema, quanto uma técnica cirúrgica para tratar alguma doença, como, por exemplo, remover um tumor.

Como é feita a Cirurgia Laparoscópica?

O paciente é internado e passa por uma anestesia geral. Dependendo do caso ele pode até voltar para casa no mesmo dia do procedimento. Cada cirurgia é diferente, mas, normalmente o médico realiza de 3 a 6 furinhos na região abdominal que variam de 0,5 a 1,2 cm.

Ele introduz uma microcâmera com uma fonte de luz, além de outros instrumentos necessários para realizar o procedimento. Quando a cirurgia é no abdômen, uma quantidade de dióxido de carbono (gás) é introduzida também para expandir a cavidade abdominal e gerar um campo de trabalho para realizar a cirurgia. Este gás permite uma distância entre os órgãos para ter espaço para inserir o laparoscópico.

A microcâmera permite visualizar o interior do organismo através de imagens que são transmitidas para um computador, técnica esta chamada de videolaparoscopia.

Vantagens da Cirurgia Laparoscópica

A cirurgia laparoscópica gera um menor trauma cirúrgico do que vários outros métodos, resultando em menos dor pós-operatória, além da redução da incidência de complicações pós-operatórias e um retorno mais precoce à vida cotidiana. Por não ser necessária a realização de grandes cortes e dos procedimentos tradicionais dos outros tipos de cirurgia, o tempo de duração da cirurgia laparoscópica é menor, quando realizada por profissional experiente.

Como o corte é menos extenso, as cicatrizes normalmente são mínimas, com o tamanho em torno de 1,5 cm. A dor na recuperação também é mais leve e a melhora é mais rápida para o paciente. Além disto, as chances de complicações diminuem, e o retorno às atividades habituais acontece mais cedo.

A Cirurgia Laparoscópica é indicada para quais casos?

Esta cirurgia é realizada, principalmente, em procedimentos abdominais, tendo a sua consolidação nas retiradas da vesícula biliar. Ela também é muito usada em cirurgias ginecológicas e urológicas.

Além disto, ela é indicada para a cirurgia bariátrica, a remoção do apêndice, o tratamento de hérnias no abdômen e até mesmo a remoção de tumores do reto ou pólipos do cólon. Pode ser feita também para descobrir o motivo de dores pélvicas, infertilidade e no diagnóstico de endometriose.

Quem pode realizara Cirurgia Laparoscópica?

Quase todo mundo pode fazer uma cirurgia laparoscópica, mas, para isto, você deve conversar com o seu médico para saber se é o ideal para você. Durante a cirurgia, o médico pode optar por fazer uma cirurgia aberta, devido a alguma complicação ou por perceber que esta será a melhor opção para o paciente naquele momento.

Antes de tomar a decisão do melhor procedimento para você, converse com seu médico e descubra quais as melhores formas de recuperação para seu organismo.

Perguntas ao médico

Na hora de conversar com o seu médico, lembre-se de tirar todas as dúvidas referentes a cada etapa do procedimento. Você pode perguntar quais são os riscos associados à cirurgia laparoscópica ou quais as chances da sua laparoscopia se tornar uma cirurgia aberta no meio do processo, por exemplo.

Agora você já conhece mais um procedimento que pode ser uma opção na hora de solucionar seu problema e melhorar a sua qualidade de vida.

Saiba mais sobre a Cirurgia Laparoscópica

Tem mais dúvidas? Entre em contato.

Contato:

(31) 99562-8411

(31) 3658-7923

contato@bariatricaemetabolicabh.com.br

Fale com nossa equipe

Conteúdos Relacionados