Tipos de Cirurgia Bariátrica

Conheça todos os detalhes sobre os principais tipos de cirurgia bariátrica:

Gastroplastia Vertical com Bypass Gástrico em Y de Roux por Videolaparoscopia

Estudado desde a década de 1960, este é um dos tipos de cirurgia bariátrica mais realizados no Brasil, correspondendo a, aproximadamente, 75% das operações. O paciente elimina, em média, 40 a 45% do peso inicial.

Neste tipo de bariátrica, realiza-se, inicialmente, o grampeamento do estômago, reduzindo o seu tamanho a um reservatório de cerca de 20 a 30 ml de volume.

Posteriormente, é realizado o desvio do trânsito alimentar (Bypass em Y) diretamente a uma área distal do intestino delgado.

Este tipo de cirurgia é considerado um procedimento misto, uma vez que apresenta duas intervenções:

  • Componente restritivo (estômago reduzido)
  • Componente disabsortivo (desvio intestinal)
Gastroplastia Vertical com Bypass Gástrico em Y de Roux por Videolaparoscopia

Gastroplastia Sleeve por Videolaparoscopia

A gastrectomia vertical ou sleeve é um tipo restritivo de cirurgia bariátrica para a perda de peso. O estômago é transformado em um tubo gástrico de 80 a 100 ml de volume.

Para a realização do procedimento, utiliza-se um dispositivo chamado grampeador (stapler). Com ele, o estômago é grampeado, possibilitando que seja retirada a grande curvatura e o fundo gástrico.

Assim, o paciente deixa de produzir uma substância chamada Grelina, que é responsável por estimular o apetite. Em pacientes bem selecionados, os resultados da perda de peso através desta cirurgia podem ser comparados aos do Bypass Gástrico.

Gastroplastia Sleeve por Videolaparoscopia

Derivação Biliopancreática por Videolaparoscopia

Neste tipo de cirurgia bariátrica, são realizadas duas intervenções:

  • Redução do estômago
  • Desvio do intestino

A Derivação Biliopancreática por Videolaparoscopia difere do Bypass Gástrico por manter um reservatório gástrico mais amplo, porém com maior desvio intestinal, levando, assim, a menos restrição e mais disabsorção.

Dependendo da técnica adotada neste tipo de procedimento, a parte do estômago desfuncionalizada pode ou não ser retirada. Este é um dos tipos de cirurgia bariátrica mais realizado na Itália.

Os pontos negativos desta técnica são:

  • Alta incidência de distúrbios vitamínicos
  • Aumento do número de evacuações, devido à redução da absorção de nutrientes
Derivação Biliopancreática por Videolaparoscopia

Banda Gástrica Ajustável por Videolaparoscopia

A técnica de cirurgia bariátrica Banda Gástrica Ajustável foi introduzida no Brasil em 1996, sendo que hoje representa 5% dos procedimentos bariátricos realizados no País.

Ela consiste na colocação de um anel inflável de silicone em torno da porção superior do estômago, de modo a criar uma pequena bolsa gástrica, que terá a função de aumentar a sensação de saciedade.

O tamanho da bolsa poderá ser regulado no pós-operatório por uma válvula, que é colocada sob a pele. A Banda Gástrica Ajustável é um dos tipos de cirurgia bariátrica mais realizado na Austrália.

Através dela, o paciente pode eliminar, em média, 20 a 30% do peso pré-operatório.

Banda Gástrica Ajustável por Videolaparoscopia

Confira nossa galeria de vídeos