Cirurgia Metabólica ou Cirurgia do Diabetes

Cirurgia Metabólica ou Cirurgia do Diabetes BH

O que é Cirurgia Metabólica ou Cirurgia do Diabetes?

Entende-se por cirurgia metabólica ou cirurgia do Diabetes os procedimentos cirúrgicos que apresentam efeitos benéficos sobre as doenças metabólicas, como o Diabetes mellitus tipo 2 e a Síndrome Metabólica.

Nos últimos anos, felizmente, tem-se constatado um aumento considerável da sensibilidade à insulina e da melhora do Diabetes mellitus tipo 2 em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica. Vários estudos têm mostrado que, dependendo da escolha entre os tipos de bariátrica, aproximadamente 85% dos pacientes diabéticos tipo 2 apresentam melhor controle glicêmico após a cirurgia bariátrica, sendo que 75% dos casos apresentam resolução do Diabetes tipo 2.

Os tipos de cirurgia bariátrica que empregam procedimentos como o desvio intestinal com exclusão do duodeno e intestino proximal (Bypass Gástrico em Y de Roux e Derivações Biliopancreáticas) apresentam melhores resultados em comparação às técnicas sem desvio (Banda Gástrica Ajustável e Gastrectomia Sleeve).

Conheça aqui mais detalhes sobre todos os tipos de bariátrica.

Indicações da Cirurgia Metabólica ou Cirurgia do Diabetes

A realização da cirurgia metabólica é indicada para:

  • IMC de 30 a 34,9 + Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2)
    Pacientes que mantém hiperglicemia, a despeito de tratamento clínico otimizado (oral e/ou injetável).Apesar deste grupo de pacientes não estar previsto dentro dos critérios de indicação da ANS, estudos clínicos demonstram evidências suficientes para incluir a cirurgia do Diabetes entre as intervenções anti-diabetes para os pacientes com obesidade e Diabetes tipo 2.

    Fonte: (RUBINO, Francesco, NATHAN, David M., ECKEL, Robert H., et al. Metabolic Surgery in the Treatment Algorithm for Type 2 Diabetes: A Join Statement by International Diabetes Organizations. Diabetes Care 2016; 39: 861-877)

  • IMC > 35 + DM2
  • IMC > 35 + Comorbidades + Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1)
  • IMC > 40 + DM1
    DM1 isolado não é critério de indicação de cirurgia metabólica. Entretanto, o mesmo não é contra-indicação para o procedimento em pacientes que preenchem critérios para a cirurgia.Estudos recentes demonstram os benefícios das técnicas bariátricas em pacientes com DM1, alcançando um melhor controle glicêmico com menor dose de insulina, assim como a redução dos efeitos relacionados à insulina.

    Fonte: (KIRWAN, John P., AMINIAN, Ali, KASHYAP, Sangeeta R., et al. Bariatric Surgery in Obese Patients With Type 1 Diabetes. Diabetes Care 2016; 39: 941-948)

Saiba mais sobre a Cirurgia Metabólica ou Cirurgia do Diabetes

Tem mais dúvidas? Entre em contato com a equipe do Dr. Rodrigo Fabiano Guedes Leite: um dos mais conceituados especialistas em cirurgia metabólica de BH.

Contato:

(31) 99562-8411

contato@bariatricaemetabolicabh.com.br

Fale com o Dr. Rodrigo

Conteúdos Relacionados

Tipos de Cirurgia
Cirurgia de Obesidade
Cirurgia Laparoscópica
Cirurgia Metabólica
Cirurgia de Vesícula Biliar