.

Cirurgia Metabólica

Cirurgia Metabólica BH

Saiba tudo sobre a Cirurgia Metabólica

Cirurgia Metabólica | Muitos brasileiros sofrem de obesidade ou de doenças relacionadas a ela, como diabetes tipo 2, apneia do sono, entre outras. Normalmente, os métodos mais utilizados para combater a estes problemas são a dieta, os hábitos saudáveis e a prática regular de exercícios físicos. Mas, em alguns casos, é necessário recorrer à cirurgia metabólica, que pode resolver casos mais complexos deste quadro de saúde.

O que é Cirurgia Metabólica?

A cirurgia metabólica, que pode também ser chamada de cirurgia do diabetes ou de redução de estômago, é um procedimento cirúrgico para o tratamento da obesidade. Ou seja, ela ajuda a eliminar a obesidade e doenças associadas ao excesso de gordura no corpo. É um dos mais eficazes tratamentos disponíveis atualmente contra a obesidade e também um dos que mais diminui os riscos de doenças. Além disto, ela ajuda na prevenção de doenças que podem ser agravas pelo excesso de peso, como o diabetes e a hipertensão. Ela é também o único tratamento associado à diminuição do risco de morte.

Leia sobre: Síndrome Metabólica

Tipos de Cirurgia Metabólica

Esta cirurgia pode ser feita através de abordagem aberta ou por laparoscopia, normalmente, mais indicada por ser menos invasiva e mais confortável para o paciente.

Dentro da cirurgia metabólica, existem três procedimentos básicos que podem ser realizados:

Cirurgia Metabólica Restritiva

O primeiro procedimento é o chamado Restritivo, que diminui a quantidade de alimentos que o estômago é capaz de comportar. Neste caso, a pessoa emagrece porque irá ingerir menos quantidade de alimentos, já que o estômago não suporta mais a mesma quantidade de comida.

Cirurgia Metabólica Disabsortiva

O segundo procedimento é o Disabsortivo, que reduz a capacidade de absorção do intestino.

Cirurgia Metabólica Técnica Mista

Já a terceira é a Técnica Mista, que mistura as duas primeiras, com pequeno grau de restrição e desvio curto do intestino.

Quem pode fazer a Cirurgia Metabólica?

A cirurgia metabólica não é recomendada para todas as pessoas que possuem excesso de peso ou obesidade. Mas, é uma boa opção para quem se encontra em um quadro de obesidade elevada e não consegue emagrecer utilizando outros métodos.

Se você tem obesidade severa e não conseguiu resultados com outros tratamentos por, pelo menos um ano, esta é a principal alternativa para o seu caso. Além disto, se você possui obesidade classe 2 (com IMC em torno de 35) e doenças associadas à obesidade, como o diabetes tipo 2 e a apneia do sono, esta cirurgia também é indicada.

Mas, não são só os fatores físicos que fazem com que uma pessoa receba indicação ou não para passar pela cirurgia metabólica. Antes de realizá-la, é preciso ter em mente que você precisa estar motivado e preparado para as alterações de vida, principalmente na forma como se alimenta e com relação à prática de atividades físicas.

Observações importantes sobre a Cirurgia Metabólica

Assim como qualquer outro método para emagrecer, depois de atingir seu objetivo através da cirurgia metabólica, é necessário manter os hábitos saudáveis. Por isto, tome cuidado com sua rotina e alimentação. Afinal, não irá adiantar nada você fazer uma cirurgia como esta e depois voltar à mesma situação que estava antes de realizá-la.

Outro ponto importante é: antes de tomar qualquer decisão, converse abertamente com seu médico. Só ele poderá avaliar cuidadosamente o seu caso e indicar as melhores opções para o seu organismo. E, caso você for realmente fazer a cirurgia, tenha em mente todos os seus benefícios e as orientações descritas acima.

Por fim, informe-se sobre os possíveis resultados após a cirurgia, para que você tenha uma noção real do potencial do procedimento em seu corpo.

Saiba mais sobre a Cirurgia Metabólica

Contato:
(31) 99562-8411
contato@bariatricaemetabolicabh.com.br
Fale com o Dr. Rodrigo

Conteúdos Relacionados