.

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Cirurgia do Aparelho Digestivo BH

Entenda o que é Cirurgia do Aparelho Digestivo

Cirurgia do Aparelho Digestivo | Você sabia que o aparelho digestivo é o sistema do corpo humano responsável pela obtenção de nutrientes imprescindíveis para o funcionamento do nosso organismo? Pois é, ele possui a função de extrair dos alimentos tudo o que precisamos para viver e realizar as diversas atividades do nosso dia-a-dia.

Estes nutrientes nos fornecem energia e outras substâncias essenciais para a realização destas atividades, que podem ser voluntárias, como andar ou correr, mover membros, falar, etc., e também involuntárias, como a respiração, os batimentos cardíacos, a regeneração celular, entre outros.

Por isso, o sistema digestivo é tão importante para a nossa sobrevivência e capacidade de fazermos tudo o que precisamos. Então, nada melhor do que mantê-lo sempre em bom funcionamento, realizando, sempre que possível, acompanhamento médico para se certificar de que não há nenhum problema com a sua digestão.

Como funciona o Aparelho Digestivo?

O aparelho digestivo é um sistema complexo do corpo humano, sendo composto por vários órgãos interligados, que tem como finalidade a difícil tarefa da digestão dos alimentos. Tudo começa pela boca e sua estrutura formada pela língua, dentes e glândulas salivares, que já iniciam o trabalho de triturar e lançar o ácido da digestão nos alimentos.

Após esta primeira etapa da mastigação, que deve ser muito bem realizada, o alimento segue para os órgãos seguintes, como a faringe, o estômago, os intestinos, entre outros, dando continuidade ao processo digestivo. E, por incrível que pareça, este sistema, que se inicia na boca e termina no ânus, com a evacuação do bolo fecal (massa que sobra depois da retirada de todos os nutrientes importantes), possui nada menos que 8 metros de comprimento, em média, num ser humano na fase adulta.

Estando este sistema em pleno funcionamento, a pessoa consegue adquirir através da alimentação tudo o que precisa para viver. Porém, em alguns casos, podem ocorrer alguns distúrbios neste sistema, prejudicando a saúde do paciente como um todo, já que, como citamos, a digestão está intimamente relacionada à saúde do organismo em sua completude. Na maior parte dos casos, tratamentos com medicamentos pode resolver. Porém, para situações mais graves, pode ser que seja necessária a realização da cirurgia do aparelho digestivo.

Para que serve a Cirurgia do Aparelho Digestivo?

Através de exames realizados pelo profissional competente, é possível diagnosticar distúrbios no sistema digestivo. Caso seja identificada a necessidade de se realizar algum tipo de intervenção, é ele quem irá encaminhá-lo e orientá-lo quanto à opção mais indicada.

Ela pode ser realizada em qualquer um dos órgãos do sistema digestivo, dependendo da localização do problema. Ou seja, se o distúrbio é no intestino, há procedimentos próprios para esta região, assim como se for na laringe, há outros tipos de cirurgia indicados para esta parte do corpo. Há também aquelas cirurgias que são realizadas no aparelho digestivo com outras finalidades além de curar doenças nesta região, como aquelas relacionadas à redução de peso.

Conheça agora algumas das principais cirurgias do aparelho digestivo. Para saber mais sobre uma delas em específico, basta só clicar sobre o nome para obter mais informações:

Saiba mais sobre a Cirurgia do Aparelho Digestivo

Contato:
(31) 99562-8411
contato@bariatricaemetabolicabh.com.br
Formulário de Contato

Conteúdos Relacionados