.

Cirurgia de Vesícula Biliar

Cirurgia de Vesícula Biliar BH

Conheça a cirurgia de vesícula biliar

A cirurgia de vesícula biliar é um procedimento médico realizado para a retirada de inflamações, pedras, colecistite aguda, câncer de vesícula e outras doenças da vesícula biliar. Neste post, você irá obter mais informações sobre esta cirurgia, como as indicações, os riscos, etc. Mas, primeiro, vamos saber o que é a vesícula biliar e qual sua função em nosso organismo.

O que é vesícula biliar?

A vesícula biliar é um órgão que começa a produzir a bile em nosso organismo após a ingestão de algum alimento. Quando ela está prejudicada devido a doenças, os canais biliares assumem a produção de bile no organismo, sendo capazes de substituir o órgão. Devido a isto, quando ela precisa ser retirada através da cirurgia de vesícula biliar, um paciente pode continuar vivendo normalmente sem ela no organismo.

Os problemas na vesícula costumam acarretar sintomas de dores fortes. Por isso, não se arrisque a adivinhar qual é o seu problema e a tomar medicações sem receita. Vá até seu médico e reporte a ele quais são as suas dores e sensações para que ele possa indicar o melhor para tratamento para você.

Indicações da cirurgia de vesícula biliar

A vesícula biliar pode ser abrigo para muitas doenças desenvolvidas no organismo humano, como as pedras, os pólipos ou até cânceres. Em alguns casos, é preciso retirar a vesícula do corpo, já que podemos viver sem seu funcionamento. Abaixo, iremos conhecer quais são as doenças que precisam ser tratadas através da cirurgia de vesícula biliar.

Doenças na vesícula biliar

Existem algumas doenças que acabam ocorrendo na vesícula biliar e que são passíveis de cirurgia. Vamos ver abaixo:

Litíase biliar

É a famosa pedra ou cálculo biliar, sendo esta a doença mais comum no órgão. Ela se forma lentamente e, com o tempo, aumenta em número. Existem três tipos de cálculos encontrados na vesícula, cada qual constituído basicamente por:

  1. Sais e cálcio
  2. Cristais de colesterol
  3. Junção dos dois

Colecistite aguda

Normalmente ela acontece por causa dos cálculos, podendo regredir. Em alguns casos, ela não tem relação com as pedras, passando a ser apenas uma colecistite aguda alitiásica. Ela pode também ocorrer por uma consequência de uma infecção devido à ruptura da vesícula.

Câncer de vesícula biliar

Não é tão comum se deparar com cânceres no aparelho digestivo. Na maioria das vezes, o que ocorre são cálculos ou pólipos que já estão ali há muito tempo.

Opções de tratamento das doenças da vesícula biliar

Em alguns casos, os medicamentos podem eliminar os cálculos na vesícula. Mas, quando eles não funcionam, a cirurgia de vesícula biliar é a melhor opção. Ela pode ser realizada através da laparoscopia, um procedimento com pequenos cortes onde é introduzida uma câmera de vídeo. Há situações em que, durante a cirurgia, o médico pode optar por trocar o método de realização, caso perceba alguma complicação não vista anteriormente.

Cuidados pré-cirurgia de vesícula biliar

Há alguns cuidados que você deve tomar antes de realizar a cirurgia de vesícula biliar. Você irá precisar passar por um preparo prévio, sob acompanhamento médico, para a realização de exames de sangue, ultrassom e eletrocardiograma. Além disto, antes da cirurgia, é necessário ficar oito horas em jejum.

Cuidados pós-cirurgia de vesícula biliar

Depois da cirurgia, opte por alimentos leves e de fácil digestão. E mais: o ideal é que você não faça esforços físicos (apenas quando extremamente necessários).

Riscos da cirurgia de vesícula biliar

É muito raro que este tipo de cirurgia apresente algum problema específico. O risco mais sério desta cirurgia é a ocorrência de lesão no ducto cístico, devido à sua proximidade com a vesícula biliar.

Saiba mais sobre a Cirurgia de Vesícula Biliar

Contato:

(31) 99562-8411
contato@bariatricaemetabolicabh.com.br
Fale com o Dr. Rodrigo

Conteúdos Relacionados