Cirurgia de Hérnia Abdominal

Cirurgia de Hérnia Abdominal BH

Você conhece a Cirurgia de Hérnia Abdominal?

Saiba agora tudo sobre a cirurgia de hérnia abdominal: quem pode fazer a cirurgia, suas indicações e os cuidados necessários no antes e no pós-cirúrgico. Além disto, você ainda toma conhecimento de várias outras informações importantes sobre este assunto.

O que é Cirurgia de Hérnia Abdominal?

A cirurgia de hérnia abdominal é um procedimento cirúrgico muito realizado para a correção de problemas relativos ao surgimento de hérnias na parede do abdômen. A hérnia é responsável por muitas dores ao paciente, afastamento do trabalho e, se não reparada, pode causar problemas mais graves. Portanto, realizar a cirurgia é importante para a saúde e a qualidade de vida do portador.

O que é a Hérnia Abdominal?

A hérnia na parede abdominal é uma doença que ocorre quando há o escape de uma víscera através da parede abdominal. Isto costuma enfraquecer, afastar ou romper a musculatura do abdômen. Existem também outros tipos de hérnias, sendo que as mais frequentes costumam surgir na virilha e no umbigo:

  • Hérnia inguinal: É a mais comum entre as hérnias e ocorre na virilha. A maioria dos pacientes com este problema são homens. Por isto, é preciso ter cuidado já que ela pode ser expandida para os testículos e causar problemas mais graves, como a própria hérnia inguinoescrotal.
  • Hérnia umbilical: Como o próprio nome diz, ela ocorre na região da cicatriz umbilical, principalmente nos bebês.
  • Hérnia incisional: Quando alguém já fez uma cirurgia, uma hérnia pode surgir nestas incisões cirúrgicas. Por isto, normalmente ocorre com pessoas mais velhas que tendem a ter passados por mais cirurgias.
  • Hérnia epigástrica: Surge na linha média do abdômen, na região acima do umbigo.

Sintomas da hérnia

Os sintomas da hérnia abdominal, normalmente, são silenciosos. Mas, quando ela já está escapando pelos orifícios do abdômen, pode causar abaulamentos na região e muitas dores. Estas dores podem aumentar quando ocorre esforço físico ou quando a parede do abdômen é contraída rapidamente (como evacuar ou tossir).

É importante ressaltar que os sintomas não são contínuos, eles podem surgir e desaparecer espontaneamente. Se você tem os sintomas da hérnia e está em dúvidas se este é o seu caso, fale imediatamente com seu médico para evitar problemas mais graves. Mas, não precisa se preocupar, porque a cirurgia de hérnia é uma das mais realizadas no mundo todo e não possui grandes complicações.

Quando a Cirurgia de Hérnia Abdominal deve ser realizada?

Toda hérnia deve ser tratada com cirurgia, pois qualquer outro tratamento que não seja este irá apenas minimizar os sintomas. Quanto mais cedo for realizada a cirurgia de hérnia abdominal, melhor. Em alguns casos, inclusive, ela precisa ser feita com urgência.

Quanto mais tempo o paciente ficar com a hérnia mais difícil será a cirurgia e maior será o risco de complicações. Por isto, descarte outros métodos paliativos, que não serão eficientes como o uso de cintas, repouso, fundas, etc.

Casos de urgência

Em alguns casos, a víscera pode ficar presa no orifício da hérnia sem conseguir voltar à posição normal. Quando isto acontece, a circulação sanguínea é bloqueada e pode provocar até a necrose do tecido. Os sintomas neste caso são dor, náuseas e vômitos. Se isso acontecer, procure um pronto-atendimento com urgência.

Como é feita a Cirurgia de Hérnia Abdominal?

Você e o seu médico podem optar por cirurgia aberta ou pela cirurgia laparoscópica, que é bem menos invasiva. A anestesia pode ser local ou peridural. Durante o processo, a hérnia é empurrada para dentro do abdômen e o orifício é fechado com uma tela feita de material resistente e próprio para essa correção.

Riscos

Normalmente, a cirurgia tem alto nível de excelência. Mas, em casos raros, alguns pacientes podem ter complicações como hematomas, infecção local e risco anestésico para pacientes que já possuem outras doenças graves.

Existe risco de ficar com a tela no corpo?

Não. As telas são feitas de material preparado e próprio para esta utilização, sendo confiáveis e antialérgicas. Elas podem ficar pelo resto da vida no local, sem problema algum.

Uma hérnia pode voltar?

Sim, em alguns casos a hérnia volta, mas é raro.

Pós-operatório

Após a cirurgia de hérnia abdominal, o paciente já pode voltar para casa no mesmo dia ou no dia seguinte. Mas, é importante não fazer esforço físico por, pelo menos, 10 dias.

Há casos em que ocorrem dores, lesões de nervo, infeções e, às vezes, até recidiva da hérnia. Por isto, fique atento à sua recuperação e, ao sinal de qualquer problema relacionado, volte ao seu médico. De qualquer forma, em torno de uma semana após a cirurgia é necessário que retorne ao consultório para fazer uma revisão cirúrgica.

Saiba mais sobre a Cirurgia de Hérnia Abdominal

Se ainda ficaram dúvidas, entre em contato com a equipe do Dr. Rodrigo Fabiano Guedes Leite. Teremos o prazer em atendê-lo e esclarecer quaisquer inseguranças com relação à cirurgia de hérnia abdominal.

Contato:

(31) 99562-8411 | contato@bariatricaemetabolicabh.com.br | Fale com o Dr. Rodrigo

Conteúdos Relacionados